Projeto prevê integração entre as câmeras de segurança para intensificar a videovigilância nas cidades baianas
O UPB Itinerante, capacitação gratuita oferecida pela União dos Municípios da Bahia (UPB), que ocorreu esta semana em Juazeiro, trouxe entre os temas apresentados o videomonitoramento aplicado a projetos municipais. A orientação prestada a gestores e técnicos municipais pretende ampliar a parceria dos municípios com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia para implementação de tecnologia e processos que ajudem a expandir a videovigilância nas cidades baianas.
De acordo com o Major Jerffesson Araújo, que é diretor de Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação da SSP, a proposta vai ajudar, por exemplo, no reconhecimento facial, que em breve estará implantado em mais de 80 municípios no estado. “Em parceria com a UPB estamos tendo a oportunidade de trazer uma iniciativa que, com certeza, é de interesse dos municípios, considerando a recepção que temos, diariamente, de prefeitos na secretaria, buscando orientações sobre o tema”, afirmou o Major Araújo.
Além de uma palestra para os participantes do UPB Itinerante nesta quarta-feira (13/09/23), foi realizado também o Workshop de Videomonitoramento Aplicado a Projetos Municipais, que abordou acordos de cooperação, câmera interativa para o setor público e privado e projetos integrados de videomonitoramento municipais.
Na prática, o projeto visa aumentar a vigilância, ampliando a parceria entre a SSP e as prefeituras. Com o apoio técnico da secretaria, acontecerá a integração entre as câmeras de segurança, que poderão ser acessadas pelo Centro de Operações e Inteligência (COI). A integração vai contribuir para o reconhecimento facial de foragidos da justiça, além de auxiliar nas investigações em andamento.
Para apoiar os municípios no custo do projeto, a UPB e a SSP conversam com o Banco do Brasil para viabilizar uma linha de crédito com recursos financeiros para esta finalidade.
Fonte: UPB: 14 de set de 2023 às 13:59 (Atualizada em: 15 de set de 2023 às 06:10)
Publicada por: Wilde Barreto